Você também está sofrendo com o excesso de informação ?

No momento em que escrevo este texto, percebo como estamos sendo bombardeados de informações por todos os lados.

Não está fácil manter o foco. O feed de notícias do Facebook é um buraco negro.

A expulsão de Neymar que prejudicou o Barcelona em sua última partida, aquela promoção legal de passagem que acabou de pular na sua frente ou a notícia de que a Saraiva renovou sua linha de leitores digitais com dois lançamentos. As notícias não param!

No Instagram, você descobre que aquele velho amigo está viajando pelo exterior. Visita seu perfil, curte e comenta em algumas fotos.

No WhatsApp, 120 mensagens não lidas no grupo da família. Você não tem interesse no assunto, mas por curiosidade acaba lendo. E perdendo tempo.

Quando se dá conta, a manhã se foi. E a atividade principal que você se propôs a fazer acabou ficando para trás.

Existe um princípio que vem da PNL (Programação Neuro Linguística) chamado Princípio do Foco. Ele diz o seguinte: “Aquilo que você foca, expande.”

Isso significa que sua dimensão será expandida por tudo aquilo que prende a sua atenção. Seja uma notícia boa ou ruim.

Logo, se você leu, por exemplo, a notícia do garoto desaparecido no Acre, a tendência é que fique curioso sobre o que está acontecendo. O problema é que isso poderá ficar em sua cabeça por horas – ou até dias.

O foco nos ajuda a termos um desempenho melhor. É graças a ele que nossas tarefas são – ou não – cumpridas nos prazos estipulados. Ele também é responsável por lidarmos com situações estressantes com mais tranquilidade.

Nossos níveis de concentração e de produtividade aumentam quando estamos focados.
Dito isso, reuni 6 dicas que podem lhe ajudar evitar distrações – não entre no Facebook enquanto estiver lendo as dicas.

1 – Planejar a semana

Planejar suas tarefas diárias é essencial para se ter uma semana produtiva. Saber previamente o que iremos fazer evita perdermos tempo com coisas desnecessárias.
Isso o fará focar no que realmente é importante, evitando desperdício de tempo e recursos.

2 – Mantenha o ambiente organizado

Apesar de me considerar organizado, confesso que não dava muita importância para a organização do ambiente. Quando comecei a trabalhar de casa, não imaginava que um espaço organizado aumentaria minha produtividade.
Até que um belo dia perdi cerca de 40 minutos procurando um documento que precisava. Foi um saco. Percebi como é essencial começarmos o dia com o ambiente limpo e sabendo exatamente onde as coisas estão guardadas.
Além de deixar o local mais leve, conseguimos executar as tarefas com mais motivação, eliminando uma possível sensação de desordem – do espaço físico e também mental.

3 – Eleja seus curadores

A curadoria de conteúdo é uma ótima forma para lidarmos com essa abundância de informações.
Uma dica que aprendi com o Murilo Gun diz respeito a eleger curadores.
Mas, quem seriam esses caras?

Basicamente, pessoas e/ou entidades cujo o negócio é a informação. Canais que filtram notícias sobre determinado assunto ou profissão.

Com isso, você não perde tempo pesquisando sobre determinado assunto. Esse é o trabalho dos curadores! Eles podem ser editoras de livros, blogueiros, revistas, escolas ou mesmo os canais do LinkedIn.

Ao invés de seguir várias pessoas que falam sobre determinados assuntos do seu interesse, eleja os que reúnem os melhores insights.

Por exemplo, sobre carreira, gosto de ler os artigos do Mário Sérgio Cortella e do Geração de Valor. Quando o assunto é produtividade, meus favoritos são Tim Ferris, Charles Duhhigg, Geronimo Theml e Gabriel Goffi.

4 – Faça uma coisa de cada vez

Hoje, trabalhando como coach, ouço relatos de muitos clientes que dizem fazer várias coisas ao mesmo tempo. Comigo acontecia o mesmo e, como consequência, me faltava foco.

Por isso, é aconselhável se fazer uma coisa de cada vez. Liste suas tarefas, esvazie a mente e foque no que é mais urgente. Desse modo, você tem a sensação de que o que precisa ser feito está bem na sua frente, evitando pensar em outras tarefas pendentes.

5 – Evite mídias sociais

Aqui parece óbvio, mas vejo muita gente pecando neste ponto. Muitos estão no piloto automático, olhando o WhatsApp de cinco em cinco muitos, descendo a barra de rolagem do Facebook infinitamente ou se distraindo com as fotos e histórias do Instagram.

A distração é a inimiga número um quando o assunto é manter o foco.
Faça um trato consigo mesmo: utilize um sistema de recompensas. Use as mídias sociais apenas quando acabar a tarefa que está fazendo, como se fosse uma espécie de prêmio. Acredite, isso o fará tentar terminar seu trabalho o quanto antes.

6 – Escute músicas instrumentais

Ouça músicas que te ajudem a manter o foco. Você pode criar uma playlist no Spotify com músicas específicas para manter o foco e a concentração ou seguir alguma já existente. Também gosto de utilizar ondas binaurais quando preciso me concentrar.

Conclusão

Seu tempo é muito precioso para ser desperdiçado. Os minutos e as horas de distração afetam diretamente nosso desempenho.
Saber usar o tempo de forma correta irá aumentar exponencialmente a sua performance.
Mas, me conta aí! O que você faz para evitar distrações?

Publicado originalmente no Linkedin

Edzanini Written by:

2 Comments

  1. abril 23, 2017

    Achei muito interessante!Preciso de muito foco no momento.Estou super atrasada e desfocada com tdo!

    • Edzanini
      maio 2, 2017

      Muito obrigado Sonia. Desculpa a demora em responder.Quiseres trocar um ideia sobre isso, estou a disposição ? Abraços.

Comments are closed.