Como ter equilíbrio quando tudo parece não estar bem

Tem dias que parece que o mundo vai desabar! Parece que nada está dando certo. Já teve a sensação alguma vez que o mundo ficou sem cor? Se sentiu paralisado? Sem reação? Com uma agonia tremenda?

Quando na realidade está tudo exatamente igual, mas parece que está menos alegre, menos suave, sem cor, justamente porque parece que as coisas desandaram.

Vamos imaginar a nossa casa, tudo uma bagunça, não encontramos nada, ficamos perdidos, andando de um lado para o outro.

Na vida, acontece o mesmo, quando está tudo uma bagunça, não conseguimos fazer nada, e o que precisamos fazer? Isso mesmo, organizar a nossa casa.

O que eu quero compartilhar contigo, como podemos reorganizar a nossa vida em um momento que parece está tudo fora do eixo.

Pedir um help

Certa vez, estava em um treinamento, de uma empresa na qual eu trabalhava, fizemos várias dinâmicas ao longo daquele dia, porém uma ficou muito marcada para mim.

Durante este exercício, tínhamos que colocar uma venda nos olhos e logo após fomos encaminhados a um local onde tínhamos que achar a saída, foram colocadas algumas cordas, como se fossem o caminho que tínhamos que seguir.

Como estávamos com as vendas, as instruções para encontrarmos a saída eram vindas dos próprios guias.

Legal, começamos a dinâmica, e os guias começaram a nos instruir – segura a corda, vai para a direita, cuidado com o colega ali na frente. E sempre no meio da dinâmica eles comentavam: Se precisar de ajuda levanta a mão.

Eu como sempre fui persistente, fui tentar achar a saída, mesmo nas condições mais adversas, e o guias seguiam dizendo: Se precisar de ajuda levanta a mão.

Resumo, obviamente não encontrei a saída. Sabe qual a era a resposta? Isso mesmo, levantar a mão e próprio guia iria nos ajudar.

Este exemplo que eu trouxe, tem uma relação com a nossa vida, nunca vamos conseguir fazer tudo sozinho, muitas vezes vamos ter que pedir ajuda.

Não precisamos ter vergonha ou achar que é fraqueza pedir ajuda, pelo contrário será a melhor coisa que poderemos fazer em determinados momentos.

Nossos papéis

Na vida exercemos vários papéis, de pai, mãe, filha (o), de marido ou esposa, de amigo (a), companheiro, parceira (o), vizinho (a), papel social ou profissional.

Agora imagina uma bandeja, como vários copos e cada copo em cima significa um papel que nós somos no dia a dia.

Muitas vezes o papel que a gente exerce na vida se desequilibrou.

Um exemplo: às vezes a gente não está conseguindo concluir alguma atividade por falta de atenção e foco, não tá crescendo profissionalmente, sua empresa não está indo bem, ou daqui a pouco não está cuidando da própria saúde. Sabe o que acontece, um dos copos que estavam na bandeja quebrou.

A bandeja começa a balançar e o que está nela também, inclusive os outros papeis, acabam sendo afetados.

O que acontece na maioria das vezes é que o único problema que a gente tem, está exatamente em um único papel.

Por exemplo, às vezes estamos insatisfeitos com a nossa carreira ou com a nossa produtividade e você começa a ser cobrado pelo chefe por mais resultados.

Ali você lembra que estava com um problema para resolver em casa e sempre acaba adiando.

Esta lembrando daquele copo que quebrou? Sim, ele começa a desequilibrar todos os outros copos que estão em cima da bandeja, assim começa a achar que tudo está dando errado.

O que fazer então?

Entendendo por que o capo quebrou

Aqui entra o entendimento, procurar entender a razão que está causando o desequilíbrio na bandeja.

Questione-se, qual é o meu papel que nesse momento está desequilibrado e fazendo que a sua bandeja quase caia?

Muitas vezes, por conta desse desequilíbrio que vai aumentando, vai ficando tão feio que a bandeja cai de fato no chão.

Aí vem aquela sensação de que a vida desandou porque a bandeja caiu, está tudo no chão e sabe o que vai acontecer?

Se você simplesmente trocar o copo, sem entender a razão pela qual ele caiu, a probabilidade é que ele quebre novamente.

Sabe qual a melhor forma de você reorganizar a sua vida é você olhar e entender por que aquele copo quebrou.

Quando você entende isso, ao invés de você ter que mudar a sua vida toda, porque está achando tudo uma merda. Sabe o que você faz?

Procura dar atenção para esse papel que desequilibrou, assim você consegue ter clareza, e faz com que siga adiante com a cabeça erguida.

Agora me diz ai? Se nesse exato momento você está sentindo um desequilíbrio, sente que sua vida está desorganizada, não está fluindo, não está dando certo, para agora!

Todas as vezes que você começar a ter esse sentimento, pare e pergunte qual é o papel que eu preciso dar mais atenção agora mesmo para que não afete todos os outros?

Agora me diz o que achou? Fez sentido?

Edzanini Written by:

2 Comments

  1. AMÉLIO JOAQUIM BORGES VARGAS
    novembro 11, 2017

    Muito bom o artigo. Todo dia a toda hora, alguém precisa ser alertado de como proceder para escapar das armadilha que por mais obvias que paressam não conseguimos nos livrar.

    • Edzanini
      novembro 14, 2017

      Exatamente Amélio. Precisamos ficar atentos sempre. Isso ajuda bastante para não acharmos que tudo está errado. Muito obrigado. Grande abraço.

Comments are closed.