A relação entre o estado de flow e a alta performance

Na última semana escrevi um artigo falando sobre os 6 sinais sobre a síndrome do impostor que, geralmente, ocorrem em momentos de transição e desafios, vindo acompanhados de uma carga tremenda de insegurança e ansiedade.

O que eu quero trazer nesta semana é exatamente o oposto. Quem não deseja saber como ter um melhor desempenho? Quem não quer ser mais criativo, estar mais satisfeito e muito mais concentrado?

Existe um estado de alta performance que aparece quando nos comprometemos completamente com uma atividade na qual possuímos uma habilidade. Quando estamos nesta zona mental, nossa produtividade é máxima, nosso foco fica totalmente dedicado a esta atividade e as distrações e os problemas simplesmente desaparecem.

Este estado é conhecido como Flow – em português chamamos de Fluxo. A primeira vez que ouvi esta expressão foi no livro “Inteligência Emocional”, do autor Daniel Goleman, alguns anos atrás – neste artigo você pode descobri quais são as habilidades essenciais para aumentar sua inteligência emocional.

A teoria do Flow, criada em 1960 por Mihaly Csikszentmihalyi após o estudioso ter feito mais de 8 mil pesquisas ao redor do mundo, é considerada um dos maiores estudos globais sobre felicidade.

https://www.ted.com/talks/mihaly_csikszentmihalyi_on_flow

Tive mais clareza sobre o assunto e pude me aprofundar nessa teoria quando os meus mentores, Luciana Rocha e Adílson Nicoletti, me mostraram isso na prática.

Felicidade não está atrelada a riqueza

Mihaly compartilhou um slide de uma pesquisa feita com a população americana sobre o seu nível de felicidade. O que é interessante na imagem abaixo é que a tendência das pessoas que se declaram “muito felizes” tende a permanecer na faixa de 30%, independentemente do crescimento econômico e renda per capita. Isso corrobora o texto em que falo que você não precisa ter sucesso para ser feliz, mas precisa ser feliz para ter sucesso.

 

Gráfico: com o crescimento econômico e maior renda per capita, o grau de felicidade das pessoas entrevistadas permaneceu o mesmo, na faixa de 30%.

Assim, a pesquisa de Mihaly se concentrou em descobrir os elementos que correspondem à felicidade em nosso dia a dia.

Assim, a pesquisa de Mihaly se concentrou em descobrir os elementos que correspondem à felicidade em nosso dia a dia.

A busca para encontrar a felicidade

Mas afinal, se a felicidade plena não está atrelada ao progresso econômico, onde ela se encontra?

O que faz as pessoas sentirem que vale a pena passar a vida fazendo coisas que não trarão fama ou fortuna?

Essa foi a pergunta que Mihaly apresentou a diferentes grupos de pessoas: artistas, cientistas, entre outros.

Foram encaminhados torpedos para os voluntários em diferentes momentos ao longo do dia, e, assim que estes recebiam a mensagem, preenchiam um formulário descrevendo o que estavam fazendo e como se sentiam.

De acordo com as respostas, Mihaly e sua equipe descobriram o que eles chamaram de estado de Flow.

Estado de Flow

Algumas das respostas que Mihaly e sua equipe receberam:

“Você fica em um estado de êxtase de tal modo que sente que nem sequer existe mais. Eu vivi isso várias vezes. Minha mão parece mover independente de meu corpo, e eu não tenho a menor interferência no processo. Eu apenas fico lá, assistindo em fascínio. E a música apenas flui.”

“Foi simplesmente um desses programas que ‘clicou’. Quer dizer, tudo estava perfeito, tudo era bom. É uma adrenalina, como se você pudesse tocar adiante como se nunca quisesse parar pois está mandando muito bem. É praticamente como se não precisasse pensar, é como se tudo estivesse indo de forma automática sem pensar. É como se estivesse num piloto automático, você não tem pensamentos. Você ouve a música mas não está consciente de ouvi-la, pois faz parte de tudo isso que está acontecendo”.

O Estado de Flow  é o nível de consciência ideal, em que nos sentimos incrivelmente bem, realizados, em conexão com o Universo e somos capazes de atingir o ponto máximo de nossas habilidades diante de desafios.

Durante este estado, ficamos completamente concentrados na atividade que estamos desenvolvendo. Cada ação correta parece levar naturalmente à próxima e o erro se torna uma impossibilidade.

Como chegar no estado de Flow

De acordo com o estudo, o estado de Flow pode ocorrer para qualquer pessoal, independente do grau de educação que a mesma possui.

Veja as sete condições que levam alguém a buscar este estado:

  1. Foco e concentração – envolvimento completo no que está fazendo;
  2. Um sentimento de êxtase;
  3. Uma maior clareza e feedback imediato – consegue perceber o progresso na hora;
  4. Saber que a atividade é possível e que nossas habilidades são adequadas para a tarefa;
  5. Um sentimento de algo grandioso – maior que a própria pessoa;
  6. Totalmente focado no momento presente – as horas parecem passar como se fossem alguns minutos;
  7. Motivação intrínseca – não precisa de motivação além da própria atividade.

O gráfico abaixo mostra a relação da qualidade das experiências :

 

Gráfico: representa nossos níveis de habilidades e o níveis de desafios que estão diante de nós. Quanto maior o desafio e nosso grau de habilidade ou competência, maior a tendência em encontrar flow.

Podemos encontrar o Flow quando estamos fazendo aquilo que realmente gostamos. Um ponto a observar é que quando estamos no controle, possuímos um bom domínio do que estamos fazendo, mas não nos sentimos muito desafiados. A apatia ocorre quando nossas habilidades e nossos desafios estão em níveis baixos.

Encontre algo com significado para você

Para Mihaly, o caminho para o estado de Flow exige o enfrentamento de alguns desafios que muitas vezes podem ser desconfortáveis, gerando ansiedade e tédio.

No meu caso, por exemplo, escrever sempre foi um desafio. Isso me causa um certo desconforto, mas ao mesmo tempo sei das minhas habilidades e do meu conhecimento – quando termino um texto sempre me sinto em estado de flow. Sinto isso, também, ao final de uma sessão de coaching com meus clientes. Ou seja, à medida que superamos esses obstáculos, as recompensas são imensuráveis.

Agora é com você!

Me conta quais são as atividades que lhe levam para o estado de flow?

 

Edzanini Written by: