6 dicas de lugares para você encontrar uma nova carreira

O assunto que estou fascinado e que tenho buscando me aprofundar, é sobre criatividade e inovação.

Lendo o livro – Roube como um Artista, de Austin Kleon, traz como ideia central, que ninguém mais possui 100% das ideias originais e que copiar seus artistas favoritos e se inspirar neles para começar seus próprios trabalhos pode ser um diferencial competitivo e uma vantagem. O ponto aqui é aprender a combinar ideias que já existem, criando assim “algo novo”.

Hoje percebo que existem muitas pessoas que estão insatisfeitas em suas carreiras, se sentem estagnadas e que querem buscar algo novo, mas acabam tendo muita dificuldade e paralisam, por não saberem nem por onde começar.

Neste texto reuni 6 dicas de lugares que você pode começar a partir de hoje a procurar essa nova alternativa de carreira ou até mesmo montar o seu próprio negócio.

Encontrar problemas

Você pode estar se perguntando como vou encontrar alguma alternativa em algum problema? Não é mesmo.

Pensa comigo, onde há um problema, sempre existe uma oportunidade de você resolvê-lo. Imagina o seu nicho de mercado, algum problema que possa existir, será que você não tem a solução para esse problema?

Esse problema pode estar onde a gente menos imagina, pode ser no trânsito quando você está parado, poder ser quando você leva o seu carro para lavar ou na oficina, no ônibus voltando do trabalho ou no metro. O fato é que sempre existem problemas e se você por acaso tem essa solução, e lógico que tenha um mercado que consuma, pode ser alternativa muito interessante. Vale pensar.

Dê um Google em tudo

Segundo Kleon, estando ou não na escola é sempre sua tarefa melhorar a sua própria educação.

Seja curioso em relação ao mundo que você vive, confira, investigue cada referencial seu e vá afundo, mas que qualquer outro – é assim que você irá seguir adiante.

Dê um Google, nos seus sonhos, nos seus problemas, procure não fazer perguntas sem pesquisar.

Segundo o autor, ao fazer isso você vai encontrar a resposta ou vai acabar esbarrando numa pergunta melhor.

Procure ir em feiras de negócios e eventos

Procure ir em feiras negócios, setoriais ou eventos que ocorram em sua cidade ou até mesmo em outras.

Eu mesmo, procuro sempre ir em eventos, feiras de negócios, diferentes da minha área de atuações, pois sempre existem ideias complementarem que podem se conectar com o seu mercado atual, ou até mesmo replicar.

Neste último final semana, por exemplo, estive em uma feira de agronegócios chamada – Expointer. Nele identifiquei algumas ideias que são úteis para o meu negócio e para os meus clientes.

Saia de casa, viaje

Hoje em dia eu trabalho de casa e algo que percebo é que o meu cérebro fica muito confortável.

Sempre que possível procuro sair, para deixa-lo desconfortável, é necessário passar um tempo com pessoas diferentes, que fazem coisas de maneira diferentes das minhas.

Segundo Kleon, temos que achar lugares que nos alimente – criativa, social, espiritual e literalmente

Viajar é sempre imprescindível, faz com que a gente perceba o mundo muito diferente, que pareça algo novo e quando parece novo o nosso cérebro tende a processar com mais empenho.

Geralmente grandes oportunidades, surgem de ideias de alguma viagem que você faça,  Europa, EUA, Ásia ou até mesmo outra cidade aqui nosso País.

Fique atento as tendências.

Assinaturas, revistas e cursos

Uma maneira legal para encontrar algo interessante são: revistas, assinaturas, portal de notícias e cursos.

Nelas sempre surgem alguns insights interessante, que podem ser uma oportunidade, que você pode aplicar para o seu negócio.

Eu por exemplo, possuo algumas assinaturas sobre desenvolvimento pessoal, empreendedor e cursos sobre marketing de conteúdo.

Sempre me trazem insights muito legais para o meu dia-a-dia.

Conecte com pessoas diferentes que você convive

Ampliar a sua rede de contatos, faz que você enxergue novos padrões, novos problemas, novas soluções e até tendência que você nem percebeu que está ocorrendo.

Pessoas diferentes, podem nos inspirar a fazer algo novo para sua carreira ou para o seu negócio.

Aqui foram algumas dicas, existem milhares de outras, essas acredito que sejam bem importantes para iniciar.

Caso tenha alguma ideia e esteja tendo dificuldade de tirá-lo do papel, deixe aqui o seu comentário.

Edzanini Written by:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *