5 lições que aprendi com o filme fome de poder, que podem ajudar você no seu negócio

Neste final de semana, consegui assistir um filme que já estava no meu radar há algum tempo, que se chama Fome de Poder.

https://www.youtube.com/watch?v=qTOX0cmgVfk

O filme conta a história da mais famosa rede de fast food do mundo: McDonald`s. Desde a sua origem simples na pequena cidade San Bernardino, no estado Califórnia, no início dos anos 50, até se tornar líder do segmento de alimentação rápida no mundo, presente em 120 países, com mais 37 mil franquias.

A história conta como os irmãos Richard e Maurice McDonald`s criaram um novo conceito de fast food, com uma linha de montagem inovadora e revolucionária para época, fazendo com que o pedido ficasse pronto em até 30 segundos, sistema chamado pelos irmãos de Speedee.

Além disso, os pedidos eram feitos no próprio balcão e não serviam em bandejas, os clientes podiam comer em qualquer lugar, não existiam talheres, com preço baixo e rapidez, era questão de tempo para entrar na graça dos consumidores, foi exatamente o que aconteceu, genial não é?

Isso fez com que Ray Kroc, que vendia milk-shake (sem muito sucesso), visse muito potencial neste sistema inovador dos irmãos McDonald`s e propôs para representar a marca.

Em 1955 começou a vender as franquias e em 1961 Kroc, ambicionava a expansão nacional, onde os irmãos McDonald´s eram contrários, pois acreditavam que o controle de qualidade do processo não poderia ser visto de perto no serviço oferecido pelas franquias.

A história gerou alguns conflitos que se arrastaram por alguns anos.

O intuito deste texto não é entrar em mérito sobre as condutas de cada um, se estavam corretas ou não, a ideia é compartilhar algumas lições que pude aprender com o filme e que possam servir de inspiração para a sua carreira ou seu negócio.

Persistência

Essa palavra foi muito usada por Ray Kroc ao longo do filme. Sempre em seus discursos ele sempre colocava a persistência como primordial para o negócio.

Ele foi de fato um exemplo disso, claro que as atitudes dele ao longo do filme podem não ser as mais corretas, porém é incontestável a sua vontade de ter sucesso.

Ele viu nos restaurantes dos irmãos McDonald`s a oportunidade de chegar onde ele queria, no topo. Ele insistiu até conseguir ser do dono e construir um grande império.

Ele usou a sua maior habilidade, a comunicação, para oferecer as franquias do seu grande negócio.

Nunca é tarde para começar

Para quem acha que está velho demais para correr atrás de seus sonhos, o exemplo do Ray Kroc, pode servir de inspiração, ele construiu o seu império depois dos 50 anos.

Além disso, a lista de empreendedores que começaram o seu negócio após os 40 é  vasta! Veja só:

— Charles Fint: iniciou a IBM com 61 anos;

— Gordon Bowker: fundou a Starbuks aos 51 anos;

— O WhatsApp, onde a maioria dos 350 milhões de usuários possuem menos de 25 anos, foi fundada por Brian Acton, aos 40 anos.

 

Não é tarde não só para empreender, mas também para qualquer processo de mudança, seja transição de carreira ou de empresa.

Peça ajuda de pessoas capacitadas

Construir um império sozinho é muito difícil e Kroc percebeu isso e se uniu com pessoas extremamente capacitadas para fazer o seu negócio crescer de maneira exponencial.

O negócio começou a tomar um rumo maior quando ele conheceu um executivo em finanças, que mostrou para ele que ele deveria ser dono dos terrenos e não ao contrário como estava sendo feito. Desta forma, o franqueado não precisava de tanto capital, pois pagava o aluguel com suas próprias vendas.

Por incrível que pareça, hoje o principal negócio do McDonald`s não são os hambúrgueres e sim negócio imobiliário.

O fato de Kroc, se cercar de profissionais  qualificados fizeram que o seu negócio crescesse tanto.

Aproveitar ao máximo a sua ideia inovadora

Quando Ray Kroc, visitou os irmãos McDonald`s, o que mais chamou a sua atenção fora o sistema que eles haviam implantado, um modelo extremamente rápido e que mantinha a qualidade do produto.

Logo ele teve um insight para não só limitar a um único lugar, ele viu como uma oportunidade de replicar este sistema para todo os EUA e ao mundo.

Portanto, se tem uma ideia, pense como ela  seria  replicada para outras cidades, estados ou até outros países? Ou até mesmo para outros modelos de negócios?

Coragem para crescer

Um aspecto que ficou bastante claro no filme, foi a falta de coragem dos irmãos McDonald`s de expandir os negócios.

Ao contrário do  que Ray Kroc fez, ele foi o responsável pela expansão da rede, indo atrás de investidores, frequentando vários círculos sociais, buscando parcerias e sempre usando a sua maior habilidade que era a sua forma de se comunicar.

Chegou até a hipotecar a sua própria casa, em prol do seu projeto de expansão.

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Agora me diz, fez sentido para ti? Deixe a sua curtida ou comentário aqui abaixo para eu saber de valeu a pena para ti.

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Edzanini Written by: