11 hábitos de pessoas bem-sucedidas – e testados por mim – que podem aumentar sua produtividade

Tenho buscado constantemente identificar novidades no mercado ligadas à produtividade e performance que possam impactar positivamente o meu negócio.

O que sempre me chama a atenção nesse sentido são os hábitos de pessoas de sucesso. O que elas fazem de diferente? Como conseguem performar com tamanha eficiência?

Claro que alguns caprichos de executivos e empreendedores são difíceis de adaptarmos para nossa realidade, mas, ainda assim, é possível replicarmos alguns hábitos bastante simples em nossas rotinas.

Recentemente li o best-seller “15 Segredos de Pessoas Bem-Sucedidas”, de Kevin Kruse. O autor que, além de CEO da LEADx é jornalista, entrevistou bilionários, atletas olímpicos e mais de 200 empresários – incluindo Mark Cuban, Kevin Harrington, James Altucher, John Lee Dumas, Grant Cardone e Lewis Howes – para entender quais são os segredos da produtividade.

Kruse percebeu que a maioria destas pessoas tem algo em comum: aproveitam ao máximo cada momento, seja no trabalho ou em atividades de lazer.

Assim como escrevi em “Você está esperando que o tempo faça algo por você”, essas pessoas veem o tempo como um ativo maior do que o dinheiro.

Dito isso, gostaria de compartilhar minha experiência ao testar 11 destes hábitos. Espero que o artigo lhe ajude a melhorar sua gestão do tempo.

1. O tempo é o seu recurso mais valioso e escasso

Uma perda significativa de dinheiro pode ser recuperável, já o tempo é algo que não volta atrás.
Foque a maior parte do seu tempo em algo que seja relevante para que você conquiste seus objetivos. É muito comum as pessoas deixarem seus objetivos de lado para, indiretamente, trabalharem nos de outras pessoas.

Kruse, para evitar as constantes interrupções, fixou em sua parede um cartaz mostrando o numeral “1440”. Quando ele olha para este número, o vê como “minutos de sucesso”, e isso lhe ajuda a priorizar as tarefas essenciais.

Eu, particularmente, não faço isso, mas estabeleço minhas atividades previamente, assim não perco tempo pensando no que tenho que fazer – e não corro o risco de esquecer alguma atividade.

2. Primeiro o que é mais importante

Geralmente, pessoas bem-sucedidas colocam seu foco nos objetivos de longo prazo considerados de máxima prioridade e identificam os objetivos específicos de curto prazo para que os atinjam primeiro.
Compartilho da mesma ideia: para todos meus objetivos de longo prazo, crio objetivos menores e faço acompanhamentos periódicos para medir suas evoluções.

Escolha seu horário de maior rendimento para se dedicar ao que é mais importante. Segundo pesquisadores, o cérebro funciona melhor nas primeiras horas da manhã, visto que está mais descansado. Mas, isso é algo bastante pessoal. Tem gente que “funciona” melhor a noite, enquanto outros “funcionam” melhor pela manhã ou após o almoço.

3. Use uma agenda, não uma lista de tarefas

No meu caso, a agenda tem sido companheira inseparável – listas de tarefas podem se tornar um monstro!

Pesquisas indicam que muitas pessoas que usam listas nunca completam mais de 41% das tarefas planejadas.

“As pessoas altamente bem-sucedidas não têm uma lista de tarefas, elas preferem ter uma agenda muito bem cuidada.”

4. Superando a procrastinação

Sempre indico o método a seguir para os meus clientes que tem dificuldades em começar algo:

• Faça já o que você promete que fará depois:

Para vencer a procrastinação você deve fazer as coisas JÁ, no exato minuto. Se você diz que vai fazer academia, exercício ou aquele trabalho incômodo daqui a cinco minutos, não espere: faça-o já.

• Pense nos resultados para motivar-se:

Já imaginou os resultados de suas ações? Você prefere que a conclusão das suas tarefas sejam prazerosas ou um fracasso?

• Aceite o imperfeito:

Feito é melhor que perfeito. Imaginar a perfeição pode ocasionar um estresse muito grande que lhe impedirá de começar.

5. Sempre haverá mais coisas a fazer

Caramba, este foi um ponto de demorei a perceber! Eu queria fazer tudo como se não houvesse amanhã.
As pessoas bem-sucedidas aceitam as suas limitações. Em meio a muitas tarefas, elas definem as suas prioridades diárias, tentam concluí-las e deixam o resto para outro dia.

Além disso, também é recomendável estabelecer limites razoáveis. Isso o ajudará a não ter aquele sentimento de culpa e você ainda terá mais tempo para passar com a família ou para cuidar de si.

6. Diga “não” a tudo que não contribua para os seus objetivos imediatos

Trabalho muito com os meus clientes esta questão, visto que muitas vezes temos dificuldades em dizer “não”. Não devemos abraçar todas as supostas oportunidades que aparecem: elas podem drenar sua energia e desviar seu foco.

O magnata Warren Buffett afirma que “as pessoas muito bem-sucedidas dizem não a quase tudo”, afinal, elas sabem que cada compromisso do seu tempo pode resultar na perda de outras oportunidades. Esses caras protegem seu ativo mais valioso – o tempo – de qualquer solicitação que não contribua para as suas prioridades de longo prazo.

7. Princípio de Pareto

O Princípio de Pareto estabelece que 20% do trabalho gera 80% dos resultados.

Quando descobri este princípio, consegui perceber que os meus resultados concentravam-se em apenas algumas atividades, fazendo que não perdesse mais tempo com aquelas que não estavam me dando retorno. Isso melhorou muito a minha produtividade.

Use este princípio para identificar os 20% das suas atividades que proporcionarão os 80% da recompensa de seus objetivos.

8. Delegue ou descarte suas tarefas

Em um estudo sobre produtividade, uma equipe de Harvard pediu aos funcionários para analisarem as suas tarefas com base em três perguntas:

1. A tarefa podia ser abandonada completamente por ser desnecessária?
2. Eles poderiam delegá-la a um outro colega competente?
3. Se tivessem de executar a tarefa, poderiam analisá-la até encontrar uma solução mais eficiente?

Ao seguir este programa, cada funcionário poupou, em média, seis horas de trabalho de escritório e duas horas de reuniões por semana.

A terceirização de tarefas mais fáceis libera seu tempo e energia mental.

9. Organize seu trabalho usando blocos

Organizo os meus dias em blocos: reúno atividades similares para o mesmo dia, assim não preocupo com muitas demandas diferentes ao longo do dia.

Defino o dia de reuniões e também o dia da semana em que saio para algum local para trabalhar.
Outros temas incluem os “dias de foco” ou de concentração em certas tarefas cruciais, além de “dias de preparação” para realizar atividades de apoio.

Dustin Moskovitz, cofundador do Facebook, por exemplo, usa o tema “sextas-feiras sem reuniões”.

10. Use o começo das manhãs para fortalecer sua mente, corpo e espírito

Uma ótima rotina matinal pode ditar o ritmo do seu dia e melhorar a energia física e mental.
Isso pode incluir tomar muita água, ter uma alimentação mais saudável, meditar e/ou fazer exercícios físicos.

CEOs extremamente ocupados, geralmente, revigoram suas mentes lendo ou meditando.

11. A produtividade tem a ver com a energia e foco, não com o tempo

Manter um nível de energia máximo e trabalhar intensamente em períodos curtos contribui para a produtividade.

Algumas pausas para beber água, comer lanches nutritivos e fazer exercícios físicos rejuvenescem a mente e aumentam a produtividade.

Além de ter uma alimentação saudável, horários para descanso e lazer aumentam a sua resistência física e mental. Descanse o tempo suficiente para restaurar a energia que você precisa para ter um alto desempenho.

Edzanini Written by: